MINTS: UM SEMINÁRIO BÍBLICO MUNDIAL


MINTS é um seminário bíblico mundial comprometido em fornecer um ensinamento biblicamente sólido e Reformado de forma acessível e flexível sem comprometer a verdade do evangelho. 
MINTS entende a grande necessidade de treinamento de pastores. Estima-se que noventa por cento dos pastores do mundo tem pouco ou nenhum treinamento teológico. Esta falta de instrução leva ao enfraquecimento do cristianismo bíblico, haja vista que afeta a maturidade da Igreja e o seu papel de servir como testemunha perante todas as nações.  
MINTS possui um modelo educacional único. É diferente (1) na forma como ensina (2) No conteúdo do seu currículo e (3) nos objetivos do seu ensino. MINTS é um novo modelo na educação teológica. Métodos históricos e tradicionais de educação pastoral funcionam, mas são muito limitados. Os últimos duzentos anos de educação cristã não foram capazes de atender as necessidades da igreja cristã ao redor do mundo. Os principais obstáculos são: 
1. O dinheiro tem sido investido em prédios, não em pessoas. Isso cria despesas gerais enormes. A necessidade de bibliotecas, o custo de livros e o custo do frete implicam em dificuldades para toda a educação. O foco nos prédios criou uma falsa impressão concernente à educação.  O foco passou a ser a construção de instituições ao invés do evangelismo simples, plantação de igrejas ou o crescimento da igreja. Por outro lado, o modelo bíblico não exige dinheiro ou grandes recursos. 
2. Uma boa parte do ensino teológico é feito por teólogos do Ocidente que entendem o mundo a partir de uma perspectiva ocidental e que ensinam teologia de igual modo. Eles não entendem as questões culturais locais e por isso não tentam resolvê-las a luz da Bíblia. Em muitos casos os educadores ocidentais estão falando sobre o passado da cultura. 
3. Pouquíssimos educadores confiam o ensino aos líderes da igreja local, negando assim o dom de Cristo a toda Sua igreja. 
4. Em razão desses fatores, o treinamento teológico tem se mantido nas mãos de educadores ocidentais, criando enormes despesas financeiras que atingirão apenas alguns líderes da igreja e que permanecerão tendo professores que não entendem os problemas locais. Por si só, os custos já tornam inviável que os cristãos locais reproduzam centros de treinamento semelhantes. 
O modelo MINTS foi desenvolvido para abordar essas questões e levar a igreja de volta ao paradigma bíblico.  
  
O foco do MINTS é: 
  
1. Criar um modelo que use homens da localidade e os dons que Deus os concedeu para o serviço da igreja. Desta forma, centros locais podem ser reproduzidos. 
2. Treinar homens locais em nível de Certificado, Bacharelado, Mestrado e Doutorado. 
3. Desenvolver teólogos locais que sejam completamente bíblicos e que entendam as questões culturais e teológicas locais de tal forma que essas questões possam ser abordadas no seu ensino e pregação de maneira significativa para o seu rebanho. Fazendo assim, eles produzem um cristianismo bíblico e culturalmente relevante. Nosso programa DMIN é parte importante nesse processo.  
MINTS também está traduzindo materiais para os idiomas locais. Atualmente o MINTS está trabalha em dezenoves idiomas ao redor do mundo. 
MINTS optou por ser “reconhecido” ao invés de ser totalmente “creditada” porque isso nos permite fornecer o mesmo nível de formação enquanto evitamos custos elevados de bibliotecas, prédios e requisitos de residência nos EUA. Em todas estas coisas, o seminário deve servir à igreja. Ele não deve ser um fim em si mesmo. 
Os primeiros reformadores utilizaram as novas tecnologias de imprensa da época para espalhar a Palavra; No mundo moderno, a internet facilita a viagem por todos lugares, permitindo que novos centros de aprendizagem cristã sejam guiados por homens locais de uma forma que não era anteriormente possível. 
MINTS busca alcançar esse objetivo (1) por meio da criação de um modelo flexível, com preço acessível e possível de ser reproduzido (2) provendo sólida formação teológica e (3) por meio da criação de centros autossustentáveis. 
  
1. Barato, acessível e um modelo que pode ser reproduzido 
  
MINTS trabalha por meio da escolha de coordenadores locais que gerenciam cada centro de estudos. Nós reconhecermos que há homens organizados e talentosos de todo o mundo que querem uma educação cristã. Nós encontramos esses homens e trabalhamos com eles. Se esses homens não são capazes de abrir um centro local ou não tem visão de fazê-lo crescer e reproduzir com o eventual objetivo de treinar a outros, então estes não são os homens de II Tm 2:2. Nosso objetivo é treinar homens que treinarão outros.  
Para reduzir custos, nos encontramos em prédios já existentes. Centros do MINTS são realizados em casas, escolas e igrejas. Cada centro também pode escolher sua própria agenda de aulas permitindo assim que os homens permaneçam seus trabalhos em suas igrejas ou empresas enquanto estudam. Alguns centros tem seus encontros aos finais de semana e outros no curso desta. Alguns centros fazem trabalhos intensivos de uma semana e outros fazem o  mesmo trabalho durante um mês. Como usamos outros edifícios, o único custo para os centros locais  são impressões  e taxas administrativas (como por exemplo internet e viagem). 
O baixo custo e a flexibilidade do modelo torna fácil o início de novos centros. Isso também serve como exemplo de como centros locais podem abrir outros centros. Nós, uma vez que já estejam treinados, encorajamos todos os centros do MINTS a iniciarem novos centros. A falta de foco no edifício físico permite que as igrejas se foquem naquilo que é essencial, tal como o evangelismo e o ensino. 
O MINTS trabalha em parceria com estes centros locais. Cada centro é responsável por sua própria administração enquanto o MINTS provê o conhecimento acadêmico e teológico para o treinamento de homens para o sagrado ministério. 
  

1. Provendo um sólido treinamento Teológico 

O objetivo do MINTS é treinar homens locais nos níveis de Certificado, Bacharelado, Mestrado e Doutorado. 
MINTS é um seminário de ensino teológico estruturado de acordo com o modelo universitário dos Estados Unidos. 
MINTS oferece graus reconhecidos no Estado da Flórida. O uso de uma estrutura de graus produz motivação, aprendizagem estruturada e dever de prestação de contas pelos estudos. Nós desenhamos cada programa para as necessidades locais. Cada um é estruturado nos cursos prestados e o tipo de cursos necessário. Os nossos materiais são culturalmente relevantes para qualquer parte do mundo.